Grid View List View selected
Manequins e simuladores para Assistência Tática aos Feridos em Combate (Tactical Combat Casualty Care [TCCC])

Assistência Tática aos Feridos em Combate

A Assistência Tática aos Feridos em Combate (TCCC) é um conjunto de diretrizes para a prestação de assistência médica imediata para ferimentos potencialmente fatais no campo de batalha. A formação no tratamento de traumatismos de combate e ferimentos relacionados com explosões deve ser prestada a todos os combatentes médicos e não médicos. A TCCC diferencia três fases de assistência a feridos: assistência debaixo de fogo, assistência tática em campo e assistência tática de evacuação. A formação em assistência médica foca-se no tratamento dos cenários de ferimentos de combate mais comuns com pensos hemostáticos e gestão das vias aéreas, enquanto a assistência tática aborda técnicas de arrasto e transporte para mover o ferido para um local relativamente seguro.

Assistência debaixo de fogo

A hemorragia externa ou hemorragia dos membros potencialmente fatal deve ser controlada imediatamente durante a primeira fase utilizando torniquetes para os membros.


Assistência tática em campo
Durante a segunda fase, procede-se ao controlo da hemorragia massiva e das vias aéreas (manobra de elevação da mandíbula, via aérea nasofaríngea). Em caso de uma obstrução das vias aéreas ou traumatismo facial massivo, poderá ser necessária uma cricotirotomia. Nesta fase, a respiração e a circulação são rigorosamente monitorizadas e verificadas para deteção de sinais de pneumotórax de tensão e as feridas torácicas aspirativas devem ser tratadas e seladas. Os torniquetes devem ser reavaliados para assegurar que a hemorragia foi parada e o ferido deve ser examinado para deteção de sinais de choque hemorrágico. Além disso, devem ser aplicadas medidas de prevenção de hipotermia, as fraturas devem ser imobilizadas com talas e a medicação (analgésicos, antibióticos) administrada. Outro fator importante é a monitorização e o tratamento de queimaduras.

Assistência tática de evacuação

Durante a terceira fase, os cuidados prestados devem ser os mesmos que na fase anterior. Em caso de traumatismo torácico ou abdominal, o ferido deve ser monitorizado de perto para deteção de sinais de pneumotórax de tensão. Além disso, qualquer hemorragia persistente ou renovada deve ser controlada e o ferido mantido quente.

Otimizar a formação em Assistência Tática aos Feridos em Combate com simulação médica

O tratamento de ferimentos, a evacuação rápida e o controlo de infeções foram sempre um ponto crítico na guerra. Em 1919, Col. H.M. Gray afirmou em "The Early Treatment of War Wounds" (O tratamento precoce de ferimentos de guerra):
"A hemorragia que ocorre quando a artéria de um homem é dividida é normalmente tão rápida e tão intensa que o ferido morre antes de a ajuda conseguir chegar a ele."
Desde então, a formação sobre técnicas empregues pelos socorristas em contextos militares melhorou enormemente. Como acontece em todas as áreas da formação médica, a utilização de simulação consegue otimizar a formação proporcionando cenários realistas e uma aprendizagem prática. A simulação de cenários de elevado stress no campo de batalha com manequins e simuladores de traumatismos de combate diminui a quantidade de mortes evitáveis.

Mortes evitáveis: utilizar simulação para formar os combatentes em TCCC

Com a formação certa, os combatentes médicos e não médicos podem aprender como tratar eficazmente os feridos e controlar a hemorragia até conseguirem evacuá-los do campo de batalha para um local com pessoal médico que lhes administre tratamento adicional.
A série de Simuladores de Assistência Tática a Feridos (Tactical Casualty Care Simulators [TCCS]) e Simuladores de Controlo Tático de Hemorragias (Tactical Hemorrhage Control Trainers [THCT]) proporciona às forças militares governamentais, às equipas médicas de resgate e à segurança privada uma forma realista de formação de TCCC em técnicas e estratégias de salvamento de vidas para tratamento de traumatismos no campo de batalha. A simulação de TCCC baseia-se em padrões de ferimentos comuns em combate e pode melhorar a preparação e os tempos de reação de todos os combatentes para reduzir significativamente o número de mortes evitáveis.
 
“O destino do ferido está nas mãos das pessoas que aplicam o primeiro penso.”
Dr. Nicholas Senn, fundador da Associação de Cirurgiões Militares dos Estados Unidos.
Toggle Description Text Open / Closed
Simulador de Braço para Controle de Hemorragia P102, 1022652 [P102], Manequins para Treinamento de TCCC

Simulador de Braço para Controle de Hemorragia P102

A partir de R$ 7.189,00
Item: 1022652 [P102]

Simulador de Controle de Hemorragia na Perna P103, 1023106 [P103], Manequins para Treinamento de TCCC

Simulador de Controle de Hemorragia na Perna P103

Item: 1023106 [P103]

Monitor hospitalar de sinais vitais simulado - REALITi Plus, 1022815, Manequins para Treinamento de TCCC

Monitor hospitalar de sinais vitais simulado - REALITi Plus

Item: 1022815

Módulo de RCP para os simuladores de monitor do paciente REALITi 360, 1022856, Manequins para Treinamento de TCCC

Módulo de RCP para os simuladores de monitor do paciente REALITi 360

Item: 1022856