Placa de colchão de ar

Placa de colchão de ar

R$ 3.168,00 incl. ICMS



Peso
7.7 kg
Dimensões (Caixa)
35 x 35 x 7.5 cm
N° do artigo
U15420 [1002981]
Descrição
Requerido
Temas para experiências

• Movimentos térmicos de átomos e moléculas nos diversos estados de agregação

• Processos de condução elétrica

• Modelos da física atômica

• •Movimentos mecânicos



A placa de colchão de ar é um meio pedagógico ideal para a demonstração vívida de um grande número de experiências modelo nas quais é pesquisado o movimento das partículas atômicas:

a) Corpos que deslizam praticamente sem atrito sobre o colchão de ar simulam o movimento das partículas. Estão incluídos no fornecimento cinco tipos de corpos feitos de matéria plástica transparente e colorida, ou de alumínio com Imãs de cerâmica redondos encastrados para a proteção em impactos elásticos.

b) Barreiras magnéticas

A superfície de experiências, com as bordas envoltas em material plástico, pode ser modificada através das barreiras magnéticas. Desta forma tornam-se possíveis os choques elásticos dos corpos flutuantes contra as bordas.

c) Para a visualização de uma grade de cristal, por exemplo, em experiências com a condução elétrica em um semicondutor encontra-se um modelo de grade com dispositivo de suporte a disposição. Ele consiste numa placa de acrílico transparente ajustável na altura na qual estão pendurados 25 Imãs de cerâmica.

d) Dois elétrodos de metal em forma de bastão podem ser colocados paralelamente na superfície de experiências, com a finalidade de produzir um campo elétrico. O efeito de um campo elétrico sobre partículas carregadas também pode ser simulada, através da inclinação da superfície de experiências.

A sistemática do aparelho é marcada por sua construção simples, pela pouca necessidade de ajuste na preparação da experiência, pela boa visualização de todas as experiências através da projeção com luz natural, e pelo manuseio simples e seguro. O aparelho é composto de um quadro firme com uma câmara de pressão, cuja placa é guarnecida com 1089 orifícios finos e a qual serve de superfície para as experiências. O ventilador produz o ar que é conduzido, através de uma mangueira, para a câmara de pressão que por sua vez coloca os corpos coloridos em estado de flutuação. Uma corrente de ar adicional, proveniente de uma válvula de impulso, possibilita a influência na movimentação dos corpos flutuantes.

Com dois parafusos de ajuste para o posicionamento horizontal.

Dimensões: 350x350x75 mm3



Fornecimento:

Placa de colchão de ar

Corpos magnéticos flutuantes:

Vermelho, 16 mm Ø (30x)

Verde, 16 mm Ø (25x)

Alumínio, 21 mm Ø (5x)

Laranja, 28 mm Ø (25x)

Azul, 48 mm Ø (1x)

Barreiras magnéticas:

253 mm (2x)

233 mm (1x)

233 mm com rebaixamento (1x)

233 mm com orifício, plana, com 4 imãs (1x)

Êmbolo magnético

Modelo com grades

Suporte para o modelo com grades

Par de elétrodos

Placa de plexiglas

Bastão de manipulação

Pinça

Manual de experiências

Caixa de madeira para guardar o material
Por favor notar que os impostos estão inclusos.